terça-feira, 4 de março de 2014

Apelo


Apelamos à:



A Assembleia da Habitação reuniu-se primeira vez a 19 de Outubro de 2013 com para dar a palavra a quem tem visto o seu direito à habitação ser posto em causa, a activistas, investigadores/as e grupos empenhados na defesa do direito à habitação. Pretendia-se também debater um documento de análise, proposta e estratégia comum. A iniciativa enquadrou-se numa acção visando a constituição de uma aliança Europeia pelo direito à Habitação e à Cidade, tendo como base a convicção de que as políticas de habitação deverão estar orientadas para as necessidades e os direitos das pessoas e não os interesses do lucro e da especulação.

No debate então realizado foi possível perceber a urgência da acção e, simultaneamente, a necessidade de desenvolver uma estratégia a médio e longo prazo. Procurando dar continuidade a esse espaço de debate e acção decidimos então realizar assembleias mensais, visando a partilha de problemas e definição de estratégia e acção comum. Essas assembleias contaram com a participação de dezenas de pessoas e representantes de vários colectivos/organizações e foi aprovado, na Assembleia realizada a 25 de Janeiro, o nosso documento fundador, o Manifesto pelo Direito à Habitação e à Cidade, que apresenta esta Assembleia como

uma aliança de pessoas e organizações (…) que, respeitando a diversidade e autonomia de todos os participantes, pretende potenciar e ampliar esse trabalho através da criação de mecanismos de solidariedade e de reforço colectivo das diversas lutas, criando momentos de convergência e partilha que fortaleçam as reivindicações comuns.

Nessa assembleia foi igualmente decidida a adesão à acção europeia contra a especulação imobiliária a realizar-se de entre 11 e 15 de Março, a propósito da MIPIM, uma feira internacional do mercado imobiliário para onde converge a maioria dos negócios especulativos internacionais.

Para mais informações contacta-nos através do email

Sem comentários:

Enviar um comentário