terça-feira, 11 de março de 2014

Amanha, em Cannes, protesto ANTI-ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA

A Aliança Europeia de Acção pelo Direito à Habitação e à Cidade organiza um protesto internacional contra o enorme processo especulativo preparado na maior feira de negócio imobiliário, o MIPIM, em Cannes, entre 11 e 14 de março de 2014. Estão previstas as seguintes actividades:
11H30 - Conferência de imprensa. Cannes, 14 Rue du Prado: O ponto de encontro é em frente à Agência France Air, Place du General de Gaulle às 11:15
14H30 - Tribunal Popular. Cannes, Allées de la Liberté,
17h30-22h - concertos, discursos dos movimentos

Grupos e movimentos sociais de 15 países europeus e de diversas cidades como Amsterdão, Atenas, Barcelona, Geneve, Istambul, Padova, Lisboa, Milão, Roterdão, Londres, Rhine- Ruhr- Metropolis, Wallonie, e diferentes cidades francesas estarão presentes em Cannes denunciando a especulação e a expulsão das pessoas das suas casas, dos seus bairros e das suas cidades exemplificando, com casos específicos, como é que tais processos acontecem e são promovidos em feiras como estas onde tudo se vende: terra, casas, prédios – habitados ou não - bairros e cidades. Cada delegado irá apresentar casos específicos do seu próprio país, em que governantes e investidores imobiliários que participam no MIPIM promovem negócios e operações urbanísticas que resultam em alterações profundas das nossas cidades, no encarecimento da habitação, na privatização de espaço público, na promoção do despejo e na expulsão das classes trabalhadoras das nossas cidades. Será analisado o impacto sobre a vida das pessoas.

De Portugal serão apresentados alguns casos à conferência de imprensa e ao Tribunal dos Povos que exemplificam o processo de gentrificação da cidade de Lisboa com a nova lei das rendas, o novo PDM e o Plano de Salvaguarda da Baixa que promove a tempestade perfeita para um processo de gentrificação do Centro; o caso da Colina de Sant'Ana que é uma mega operação especulativa da ESTAMO com a CML e o caso de demolição do Bairro de Santa Filomena na Amadora que, comprado recentemente por um fundo investimento do Millennium-BCP, tem estado a sofrer um processo muito violento de expulsão e despejos sem alternativas de muitas famílias que já ali habitam há décadas.

Inexplicavelmente (porque supostamente vivemos numa sociedade democrática) existe a proibição de manifestação próxima do evento MIPIM pelo Mayor da cidade. No entanto, os movimentos que não aceitam o constrangimento à liberdade de manifestação vão manter-se firmes na sua intenção de se manifestar pacificamente como estava previsto. Igualmente outros grupos organizam protesto como os sindicatos, ATTAC, associações de bairro, assoc. de moradores, intermitentes do espetáculo, movimentos de precários, etc.

Contatos:
Annie Pourre - 0688305203
Rita Silva - 00351 91 6419605
assembleiadahabitacao@gmail.com
http://adahabitacao.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário